sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O Livro Dos Espíritos - 16 - Aqueles que confessam esta doutrina acham nela a demonstração de alguns dos atributos de Deus: Sendo infinitos os mundos, Deus é, por isso mesmo, infinito; não havendo em parte alguma o vazio ou o nada, Deus está por toda parte; estando Deus em toda parte, pois que tudo é parte integrante de Deus, ele dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. No que podemos nos opor a este raciocínio?
 “A razão. Reflitam seriamente e não será difícil reconhecerem o absurdo.”

Esta doutrina faz de Deus um ser material que, embora dotado de suprema inteligência, seria um ponto grande tal como somos um ponto pequeno. Ora, como a matéria se transforma constantemente, se Deus fosse assim, não teria nenhuma estabilidade; Ele se acharia sujeito a todas as fraquezas, como as mesmas necessidades da Humanidade; faltaria a Ele uma das qualidades essenciais da Divindade: a imutabilidade. Não se podem aliar as propriedades da matéria à ideia de Deus, sem que Ele fique rebaixado ante a nossa compreensão e não haverá sutilezas de sofismas21 que cheguem a resolver o problema da sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que Ele é, mas sabemos o que Ele não pode deixar de ser e o Panteísmo está em contradição com as suas mais essenciais propriedades. Ele confunde o Criador com a criatura, exatamente como o faria quem pretendesse que engenhosa máquina fosse parte integrante do mecânico que a imaginou.

A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor no seu quadro; mas, as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.


21 Sofisma: argumento ou raciocínio enganoso colocado de propósito para se passar pela verdade; enganação por ilusão – N. E.

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